terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O Carnaval e o Desperdício

A maioria das pessoas que me conhece sabe que o Carnaval não é minha data comemorativa predileta, mas não serei eu hoje que vou criticar a festa mais querida dos brasileiros! Mas é claro que não podia deixar de lembrar todo o desperdício que acontece no carnaval.
Conversando com a Carol lembrei que muitas escolas de samba, provavelmente todas, reutilizam grande parte do material utilizado por elas durante o desfile. E parece que esse reaproveitamento tem aumentado a cada ano. Isso é ótimo para as escolas de samba que economizam, e para o meio ambiente, que sofre menos com o consumismo.
Tudo bem até que as escolas de samba não estão tão "sujas", mas o desperdício que ocorre durante esse periodo é enorme. São latinhas de alumínio, garrafas, papeis de todas as espécies, fantasias, roupas, camisinhas e uma grande quantidade de embalagens, largadas por aí, sem contar a quantidade de carbono liberado para o transporte das pessoas e carros alegóricos, para a fabricação de fantasias e produtos comercializados nessa festa.
São Paulo já tem alguns eventos como a São Paulo Fashion Week, que são livres de carbono. Minha sugestão é que o carnaval de São Paulo também fosse. A prefeitura poderia fechar acordos com as cooperativas de catadores para que elas fizessem a limpeza do Anhembi e demais localidades onde ocorrem os desfiles; poderia incentivar com dinheiro mesmo, as escolas de samba que utilizassem maior quantidade de material reciclado em suas fantasias, bem como a coleta seletiva de seus ensaios, e devia plantar as arvores necessárias para compenssar a emissão de carbono durante o evento.
Com essa medidas eu admiraría ainda mais essa festa tão importante para o nosso Povo.

4 comentários:

Luiz disse...

Boa Tiagão, assim o Carnaval conseguiria servir pra alguma coisa além do feriado. Brincadeira, quem sou eu para desmerecer a festa mais popular do Brasileiro imposta pela rede Globo....

Carol Gonçalves disse...

Concordo com vc, Ti.
Todos devem se preocupar com a preservação do meio ambiente.
Eu vi muito lixo nas arquibancadas no Rio pela TV. É demais tanto lixo não reaproveitado.

Beijocas!

Tiagão disse...

Antigamente eu achava que o carnaval era o ópio do povo, mas hj mesmo não mudando a minha opinião acredito que é uma coisa mais benéfica, porque deixa as pessoas felizes pelo menos em algum momento do ano!!!!

Sofia disse...

olá,

Gostei do seu blog, vou acompanhar, gosto muito de preservação do meio ambiente e afins, inclusive comece a reciclar umas latas de leite ninho, estou transformado em porta treco e logo vou dar de presente pra galera, dessa forma não preciso jogar fora, além de fazer bem para minha saúde mental, pois realizo um trabalho diferente do meu dia-a-dia, já que sou analista de sistema e meu trabalho é muito estressante.
bjs.